sábado, 19 de maio de 2012

Íris, Héstia, Astéria (post triplo)

                                                                     
  Íris era filha de Electra e Taumante, e suas irmãs eram duas harpias, Aelo e Ocípite.  Íris era a personificação do arco-iris, e por o arco-iris se encontrar no céu e na Terra, ela era uma mensageira dos deuses para os seres humanos. Ela era usada muitas vezes por Hera, que muitas vezes conversava com alguém. E ela também era associada com Hermes, pois Hermes também era um mensageiro. Suas asas eram da cor do arco-iris, e sempre mudavam de cor.






  Também ha a deusa da lareira, que poucos sabem seu nome, Héstia. Ela além de ser deusa da lareira, também era a deusa do lar, e sempre onde havia um lar, la estava ela. Héstia era filha de Cronos e Reia, e ela era a mais velha dos filhos de Cronos e Reia (Poseidon, Hades, Hera, Zeus, Deméter). Dizia-se que os gregos faziam "oferendas" aos deuses, queimavam uma comida, ou um animal sobre o fogo, e parte disso iria para o deus que a pessoa estava oferecendo, e parte para Héstia, pois ela era deusa da lareira.







Astéria era conhecida como deusa solar, sendo que esta devia cuidar das estrelas (óbviamente). Ela era mãe de Hécate (deusa da magia), e esposa de Perses (deus da destruição e da luxuria).
















Nenhum comentário: