terça-feira, 26 de junho de 2012

Harpócatres

Ola gente, hoje eu venho postar sobre Harpócatres, deus do silencio. Os gregos o conheceram pois quando conquistaram o Egito, eles viram a imagem de Hórus com o dedo levantado na frente da boca, e para os gregos, isso simbolizava o silencio, mas a verdade, é que isso significava criança. No Egito, Hárpócrates se chamava Hórus, filho de Isis e Osiris. Acho que hoje em dia as pessoas colocam o dedo na frente da boca por causa dos gregos, ta bem, eu não acho, tenho certeza. posto que vocês achavam que os gregos não tinham nada a ver com as coisas do Egito né...


Textos retirados de outros lugares:
Harpócrates (em grego: Ἃρποκράτης), na mitologia grega, é o deus do silêncio. Foi adaptado pelos antigos gregos a partir da representação infantil do deus egípcio Hórus. Para os antigos egípcios, Hórus representava o Sol recém-nascido, surgindo todo dia ao amanhecer. Quando os gregos conquistaram o Egito, com Alexandre, o Grande, acabaram por transformar o Hórus egípcio numa divindade helenística conhecida como Harpócrates (do egípcio Har-pa-khered ou Heru-pa-khered, lit. "Har, a Criança").

(Texto retirado de: pt.wikipedia.org)



Harpócrates é o deus do silêncio, quem curte mitologia certamente o conhece, Harpócrates é o deus Hórus na sua infância, representado de uma maneira diferente o deus Hórus recebe o nome de Harpócrates,.
Harpócrates normalmente era representado como uma criança de trança (como as crianças egípcias usavam naquela época), saindo de uma flor de lótus, sempre com o dedo na boca, como se estivesse pedindo silencio.
Harpócrates é filho de Ísis e de Osíris, sua mãe Ísis o escondeu num pantano para esconde-lo de seu tio Seth, mas Ísis deixou Hathor para cuidá-lo, Harpócrates também é o protetor das crianças e da infância, pois tinha a imagem do deus protetor da infancia Bes em sua cabeça, algumas vezes ele era representado em cima de crocodilos em vez de uma flor de lótus, assim lembrando a imagem de Hórus em cima dos crocodilos.
Seu nome Harpócrates singnifica "Hórus criança" ou "menino".

(Texto retirado de: http://allofthemitology.blogspot.com.br)

Nenhum comentário: