quarta-feira, 27 de junho de 2012

Momo

  Momo (é uma mulher e não homem!), era a deusa do sarcasmo e da ironia. Dizem que ela que iniciou a guerra de Tróia, pois uma vez ela foi presa, pois ela gozava de todos os deuses, e reclamava de suas criações:
Criticou Atena por ter criado a casa, pois devia ter rodas de ferro em sua base, para que o dono pudesse levá-la assim que viajasse. Zombou de Poseidon por ter criado o Touro com os olhos sob os chifre, pois achava que eles deviam estar no meio, para que ele pudesse ver suas vítimas, e vários outros insultos com outros deuses.
E por isso, ela foi presa. Zeus, falou a ela que poderia ser libertada, mas ela teria que ajuda-lo em seu caso (a Terra estava oscilando com o peso de seus habitantes). Ela, em resposta, falou com ironia que ele criasse uma mulher bem bonita (Helena), para que as atuais nações guerrearem. Sabem nos carnavais? (que eu não gosto muito) La existe o Rei Momo né? Sabiam que ele foi baseado na deusa? Sim, é verdade.


Textos retirados de outros lugares:


Hesíodo contava que Momo (nome feminino, ao contrário do que se pensa) é uma filha de Nix, a Noite (Teogonia, 214). Luciano de Samosata recordava (no diálogo ampliado Hermotimus), em que esta foi convidada para avaliar a criação de três deuses em concurso: Atena, Posídon e Hefesto. Criticou Atena por ter criado a casa, pois devia ter rodas de ferro em sua base, para que o dono pudesse levá-la assim que viajasse. Zombou do deus do mar por ter criado o Touro com os olhos sob os chifre, quando esses deviam estar no meio, para que ele pudesse ver suas vítimas. Por fim criticou o ferreiro dos deuses por ter fabricado Pandora sem uma porta em seus peitos para que se pudesse ver o que ela mantinha oculto em seu coração.
Não bastando isso, ironizou Afrodite, ainda que tudo quanto pudesse dizer dela era que não passava de uma tagarela e que usava sandálias que rangiam no piso do Olimpo. Por fim, teve a audácia de fazer comentários jocososos sobre a infidelidade de Zeus para com Hera. (Filóstrato), Epístolas). Devido a tais coisas, foi exilada do Monte Olimpo.
Porém, mais tarde, estando Zeus preocupado com o fato de que a Terra oscilava com o peso que a humanidade fazia, permitiu o retorno de Momo ao convívio do Olimpo desde que o ajudasse a descobrir um remédio para tal problema. De forma descontraída e irônica ela sugeriu que ele criasse uma mulher, muito bonita, pela qual muitas nações guerrassem e assim se destruíssem. Zeus levou-a a sério e assim nasceu Helena, que levou os gregos à guerra de Tróia.

(Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org)


O rei do carnaval brasileiro tem sua origem na mitologia grega. Momo, filho do Sol e da Noite, é conhecido como o deus da sátira, do sarcasmo, do culto ao prazer e ao entretenimento, do riso, da pilhéria, das críticas maliciosas, etc. Segundo a história, ele tinha o costume de criticar os feitos de outros deuses. Uma vez, solicitado para opinar sobre obras de Zeus, Atena e Prometeu, fez-lhes severas críticas. Irados, os deuses o expulsaram do Paraíso, vindo ele cair no planeta Terra. Dizem que veio para tirar o sossego dos homens. Teria sido?

(Texto retirado de: http://www.verdestrigos.org)

Nenhum comentário: