quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tártaro

Tártaro (titã):
Tártaro era filho de Caos (algumas pessoas o consideram irmão dele), ele era a personificação do mundo inferior (Urano - céu, Gaia - terra, Tártaro - mundo inferior). Ele já teve alguns filhos com Gaia, como o poderoso Tifão. O Tártaro dicava no lugar mais profundo da Terra (mais ou menos como Hades, mas ele ficava muito mais no fundo, e era mais forte que Hades). Já foram aprisionados no Tártaro: Cronos, alguns ciclopes e hecatonquiros e alguns titãs. Os titãs foram presos la por causa de Zeus, que os puniu (principalmente Cronos pois o cortou em 1000 pedaços e o deixou la). Tártaro era o que? Um lugar ou um titã? Ele era ambos, não há como explicar, mas ele era ambos.


Texto retirado de outro lugar:

Na mitologia grega, o Tártaro é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a partir do Caos (apesar de alguns autores o considerarem irmão de Caos). Suas relações com Gaia geraram as mais terríveis bestas da mitologia grega, entre elas o poderoso Tifão.
Assim como Gaia é a personificação da Terra e Urano a personificação do Céu, Tártaro é a personificação do Mundo Inferior. Nele estão as cavernas e grutas mais profundas e os cantos mais terríveis do reino de Hades, o mundo dos mortos, para onde todos os inimigos do Olimpo são enviados e onde são castigados por seus crimes. Lá os Titãs são aprisionados por Zeus (Júpiter), Hades (Plutão) e Poseidon (Netuno) após a Titanomaquia.
Na Ilíada, de Homero, representa-se este mitológico Tártaro como prisão subterrânea 'tão abaixo do Hades quanto a terra é do céu'. Segundo a mitologia, nele são aprisionados somente os deuses inferiores, Cronos e outros titãs, enquanto que os seres humanos, são lançados no submundo, chamado de Hades.

(Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org)

Nenhum comentário: